O Comitê Olímpico Internacional (COI) prioriza o número de ouros de cada país, mas os Estados Unidos (EUA) contam as medalhas gerais
João Vítor Reis
01/08/2024 13:49, atualizado 01/08/2024 13:49
Compartilhar notícia
Reprodução/NBC
1 de 1 Imagem colorida de quadro de medalhas dos EUA – Metrópoles – Foto: Reprodução/NBC
Por tradição, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ranqueia os países pela quantidade de medalhas de ouro que ganham nas Olimpíadas. Portanto, no início da tarde desta quinta-feira (1º/8) a China lidera o ranking mundial com 11 ouros. É assim para quase todo o mundo. Menos para os Estados Unidos, que decidiu inovar no critério de classificação e priorizar as medalhas gerais. Coincidência ou não, dessa forma o país ocupa o primeiro lugar por ter o total de 31.
No ranking do COI, porém, os EUA estão em quinto lugar até o momento, com 6 ouros. De acordo com a NBC, emissora oficial das Olimpíadas e detentora dos direitos globais de transmissão do evento para os Estados Unidos, o país norte americano lidera, seguido respectivamente por França e China.
Leia também
Esportes
Atleta assiste nascimento da filha antes de prova nas Olimpíadas
Olimpíadas 2024
Judoca que eliminou brasileiro será preso após Olimpíadas. Entenda
Olimpíadas 2024
Olimpíadas: ferimento em cavalo elimina brasileiro do hipismo
Celebridades
Quem é o ator de Game of Thrones que ganhou ouro nas Olimpíadas
Contudo, ressalta-se que os EUA adotaram o critério oficial nas Olimpíadas de Pequim 2008, quando eles tinham mais medalhas de ouro. Na desvantagem, em Paris, os norte-americanos fazem diferente (imagem destaque).
Veja a tabela no critério oficial
Critério do COI
Confira a tabela disponível no site da NBC